Sessão de Pôsteres

Dia 19/05/17 (sexta) – Sala MC-103
9h- 10h40

Para esta Sessão de Pôsteres estão sendo esperados os artigos resumidos a seguir:

ID Título Autor(es) Filiação
7 Ensino de algoritmos com Poesia Compilada: experiências em turmas iniciais no Bacharelado em Sistemas de Informação Soraya Medeiros, Adrianne Andrade e Inácio Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Instituto Metrópole Digital
22 M-Learning: Proposta de um Ambiente Educacional de Publicação de Objetos de Aprendizagem baseado no uso das Notificações dos Dispositivos Móveis Nilson C. Oliveira, Havana D. Alves e Jobson R. Silva IFPE
35 Development the Super-Hífen: processes and perceptions Ana Carolina Costa de Oliveira, Maria Das Graças Amorim Castro, Jamylle R. Ouverney-King e Lucas Ferreira Dos Santos IFPB, FPB
40 Ensino híbrido e a regulamentação nos cursos superiores Roberto Oliveira Batista Júnior UFPE
43 Avaliação de Softwares Educativos Voltados para Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito: um estudo de caso Liviany Rodrigues, Silvana Serafim, Jamile Felismina e Thereza Padilha UFPB
48 A sala de aula on-line: o ambiente virtual de aprendizagem e a cultura docente Patricia Tozzi Universidade Federal do Tocantins
49 O uso da Gamificação no projeto “Português Divertido”. Uma proposta de interdisciplinaridade Josiane S. C. Matos e Fernando B. Matos IFGoiano campus Morrinhos
57 Modelo de um Sistema Multiagente para recomendação de atividades de programação na plataforma Moodle Rosemary Borges, Carla Monteiro e Rommel Lima UERN
59 Inclusão Digital para Idosos, avaliação e proposta de melhorias em um caso no Nordeste Brasileiro Luciana Mariano, Rayane Medeiros, Eugênio Freire e Isabel Nunes UFRN/IMD
67 O ensino da robótica educacional por meio do E-WASTE: uma proposta de baixo custo e reuso de materiais eletrônicos Everton Barros UFPE
71 Ambiente para Avaliação Automática de Robôs Virtuais: uma Forma de Apoio à Aprendizagem de Robótica Emanuel Oliveira, Itamar Moraes, Iverson Pereira, Sidney C. Nogueira e Taciana Pontual Falcão DEINFO – Universidade Federal Rural de Pernambuco
112 Guia para Percepção de Intervalos Musicais: uma Ferramenta Tecnológica como Auxílio no Desenvolvimento da Percepção Auditiva Wesley Simão Bezerra e Ernandes Candeia Júnior Instituto Federal de Pernambuco
113 Proposta de um sistema multiagente para o ensino de Programação com Mastery Learning Ceres Germanna Braga Morais e Thiago Jobson Barbalho UERN
123 Proposta de oficina para ensino de programação utilizando a plataforma Arduino Rivanildo Santos, Raul Genuino, Robson Lima, Jailma Silva, Igor Dantas, Flávia Souza e Renata Figueiredo UFPB
125 Ambiente computacional desenvolvido para apoiar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Eltoni A. Guimarães, Lucas M. Lira, Willamys Rangel N. de Sousa, Paul Symon Ribeiro Rocha, Beth B. Barbosa e Rommel W. Lima IFPI, UERN/UFERSA
134 Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da Computação Desplugada: um relato de experiência Matheus B. Oliveira, Gilmar B. Freitas, Sergio Alves e Jarbele C. S. Coutinho UFPB
138 Protótipo De Robótica Educacional De Baixo Custo Utilizado Como Ferramenta Ao Ensino Da Matemática Manoel Neto, Davis Oliveira, Daniel Scherer, Thiciany Iwano e Joselma Santos UEPB
145 Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações Amelia Panet Barros, Isabel Medero Rocha e Giulia Fernanda Bezerra UFPB
158 Desenvolvimento de Software para Auxiliar na Comunicação de Crianças Autistas do RN Elizeu Sandro Da Silva, Alyson Ricaro A. Barbosa, Arlan Medeiros, Joemia Leilane G. M. Martins, Welliana B. Ramalho e Andrezza Cristina S. B. Souza UFERSA
162 A Matemática na Aprendizagem de Robótica e Programação Carlos Silva, Fábio Oliveira e Letícia Enz Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Instruções aos autores

Instruções gerais:
1) o pôster deve esta preparado antes da data de apresentação;
2) é de responsabilidade dos autores levar o pôster impresso e de acordo com as diretrizes do evento;
3) no dia da apresentação, o pôster deve ser montado pelos próprios autores;
4) o pôster deve ser montado com 30 minutos de antecedência do horário de início da sessão de pôster (ou seja, as 8h30);
5) o local de apresentação do pôster estará identificado com o ID do artigo resumido submetido ao evento;
6) ao menos um autor deve estar presente para prestar informações sobre a pesquisa exposta no pôster;
7) os autores são responsáveis por retirar o pôster ao final da sessão.

Sobre as premiações de melhor artigo resumido:
1) os trabalhos estão concorrendo à premiação de melhor artigo resumido;
2) três avaliadores do comitê científico do Ctrl+E avaliarão o seu Pôster;
3) a apresentação para cada avaliador deve ser programada para durar entre 5 e 10 minutos;
4) não se ausente do local da exposição durante toda a sessão;
5) lembre-se de se disponibilizar para responder perguntas e curiosidades dos avaliadores ou demais visitantes da Sessão de Pôster.

Instruções para confecção do Pôster:
1) o Pôster deve ter as dimensões de 80cm de largura X 110cm de altura;
2) o Pôster deve ser impresso em cores;
3) cada Pôster deve ter um cabeçalho que inclua: título, nome e endereço de e-mail dos autores e respectivas filiações (idênticos aos presentes no artigo resumido);
4) o conteúdo de cada Pôster deve mostrar uma sequência lógica, por exemplo: introdução, metodologia, resultados preliminares, discussões, conclusões e possibilidades de continuidade da pesquisa.