O Ctrl+E 2017 recebeu mais de 40 proposições de minicursos. Depois um criterioso processo de seleção, temos um conjunto de 7 minicursos a serem ofertados no evento. Segue abaixo uma breve descrição destes, e informações sobre seus proponentes.
Vale deixar claro que os minicursos serão simultâneos, realizados no dia 19/05/2017 (sexta) das 10h50min até às 12h50min e das 14h às 16h. Desta forma, é possivel apenas a participação em um dos minicursos. Além disso, o valor da inscrição no evento contempla a realização de um minicurso.
Acesse o formulário para inscrição nos minicursos AQUI.
Minicurso 1: Metodologia de aulas de informática para pessoas com deficiência intelectual (Sala MC-102) – Vagas preenchidas. Inscrições encerradas!
Proponente: Denise Lemes Fernandes Neves
Minicurrículo: Mestre em “Tecnologias da Inteligência e design digital – Processos Cognitivos e Ambientes Digitais”/ PUC-SP . Experiência em modelagem e desenvolvimento de Sistemas de Informação, interfaces projetadas com experiência de usuários e interesse em pesquisas em serviços em Tecnologia Assistiva.
Resumo: Aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental, e com isso ser capaz de relacionar novos conteúdos. As pessoas com Retardo Leve e Moderado possuem dificuldades em percepção visual , lateralidade, alfabetização e abstração. A proposta deste minicurso será apresentar técnicas para a eficiência de aulas de informática para esse sujeito.
Resultados esperados para os participantes: Esperamos que os participantes consigam visualizar na metodologia recursos para o enriquecimento de suas aulas e treinamentos de pessoas com diversidade intelectual, assim como utilizar as técnicas para o desenvolvimento cognitivo.
Conhecimentos necessários para os participantes: Informática Básica (sistema operacional Windows ou Linux).
Área de conhecimento dos participantes: Informática (Computação), Educação, Psicologia Comportamental, Neurociência na Educação.
Público-alvo: Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior, Professores da Educação especial.
Minicurso 2:Twitter e Pinterest: as redes sociais na formação continuada e suas possibilidades pedagógicas (Laboratório LAEL) (Cancelado devido a imprevisto)
Proponente: Maria de Fátima Franco
Minicurrículo: Professora, Consultora Pedagógica, Mestre em Linguística e especialista em TICs.
Resumo: Este minicurso tem como objetivos: discutir a necessidade de alfabetização midiática e informacional e a formação continuada de professores através do uso das redes sociais Twitter e Pinterest, como recursos de aprendizagem colaborativa entre professores/professores e entre alunos/professores com uso de computadores e celulares.
Resultados esperados: Criação de perfis nas redes Twitter e Pinterest e formação de uma rede de aprendizagem colaborativa.
Conhecimentos necessários para os participantes: Saber usar Internet.
Desejável: Celular com acesso à Internet.
Área de conhecimento dos participantes: Informática (Computação), Educação, Mídias Digitais, Design.
Público-alvo: Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior
Minicurso 3: Objetos de Aprendizagem para Matemática: yes we can! (Laboratório de Contabilidade)
Proponente: Dennys Leite Maia
Minicurrículo: Pedagogo com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Mestre em Educação e Doutor em Educação Brasileira. É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD).
Demais proponentes: Amanda Maria Domingos de Oliveira – UFRN; Ana Cláudia Nunes da Silva – UFRN; Clésia Jordania Nunes da Costa – UFRN; Daniel Tiago da Costa Brito – UFRN; Elvis Medeiros de Melo – UFRN; Nelson Ion de Oliveira – UFRN; Samuel Dantas Batista – UFRN.
Resumo: O Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) desenvolveu e atualizou um repositório com 497 recursos educativos digitais para trabalhar conteúdos matemáticos da Educação Básica. Para facilitar a busca e escolha por docentes, os objetos de aprendizagem, para desktop e dispositivos móveis, foram classificados pelo nível de ensino e pela matriz de descritores da Prova Brasil.
Resultados Esperados para os participantes: Espera-se que com esta experiência, os participantes fiquem aptos para integrar os recursos educativos digitais, disponíveis no OBAMA, em seus planejamentos de aula com vistas a inovar e diversificar as estratégias de ensino em Matemática.
Conhecimentos necessários para os participantes: Conhecimentos básicos sobre Matemática na Educação Básica.
Área de conhecimento dos participantes: Informática (Computação), Educação, Mídias.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, Alunos do Ensino Técnico, Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior.
Minicurso 4: Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch (Laboratório 2) – Vagas preenchidas. Inscrições encerradas!
Proponente: Charles Andryê Galvão Madeira
Minicurrículo: Foi Engenheiro de P&D da MASA Group. É professor adjunto do IMD-UFRN, onde coordenou a criação de cursos nas áreas de jogos digitais e tecnologias educacionais. Foi gerente adjunto da incubadora Inova Metrópole. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais.
Resumo: Hoje em dia, profissionais de diversas áreas de atuação passam grande parte do seu tempo em frente a um computador, estudando e construindo modelos computacionais. Apesar disso, ainda não estamos ensinando aos nossos alunos que a tecnologia também serve para criar conhecimento novo. Portanto, é preciso redirecionar urgentemente os esforços para que o pensamento computacional seja estimulado nas escolas.
Resultados esperados: Aquisição de conhecimentos básicos sobre o pensamento computacional através de experimentos práticos com a ferramenta Scratch.
Conhecimentos necessários para os participantes: Habilidades básicas de uso de computadores.
Desejável: Notebook.
Área de conhecimento dos participantes: Não tem área específica.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, Alunos do Ensino Técnico, Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior.
Minicurso 5: Uso do aplicativo Plickers como recurso de Metodologia Ativavo (Laboratório LAEL)
Proponente: Vicente Willians do Nascimento Nunes
Minicurrículo: Mestre em Educação/UNESA. Especialista em Tecnologia Educacional-UERJ, EaD-UNISEB e Análise de Sistemas-UNESA. Administrador. Professor Universitário na Pós-Graduação e Graduação. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional do Colégio Cruzeiro. Palestrante e consultor em Tecnologia Educacional.
Demais proponentes: Rosimar dos Reis Bessa Couto – rosimar.couto@estacio.br – UNESA
Resumo: Metodologias ativas apoiadas pelos recursos digitais são necessárias na perspectiva de uma educação contextualizada. O uso de conceitos como sala de aula invertida, computação nas nuvens, Web 2.0 etc. integrados a aplicativos como o Plickers (plickers.com), podem colaborar com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e possibilitar inovações pedagógicas.
Resultados esperados: Esperamos que os participantes entendam o funcionamento do aplicativo Plickers e possam elaborar uma atividade baseada no uso de metodologias ativas com esse recurso e conceitos discutidos.
Conhecimentos necessários para os participantes: Os conhecimentos necessários aos participantes serão trabalhados dentro do curso.
Área de conhecimento dos participantes: Não tem área específica.
Público-alvo: Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior.
Minicurso 6: WebRádio: 1, 2, 3… gravando, editando e compartilhando! (Laboratório 1)
Proponente: Roberta Cavalcante de França
Minicurrículo: Jornalista; especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem; mestre em Educação. É bolsista do Laboratório Multimeios, da UFC, no projeto CRID e participa da WebRádio e WebTV do laboratório. Atua com educomunicação, formação de professores, população do campo, tecnologias, mídias alternativas.
Demais Proponentes: Ana Carmen Santana – UFC; Víginia Tavares – UFC; Rafaela Nobre – UFC.
Resumo: Produziremos 6 programas em áudio, com dispositivos móveis, editados no Audacity e compartilhados na web por participantes do Ctrl+E, e metodologia com base na Sequência Fedathi (Borges Neto, 1999) e Pedagogia Mão-no-Bolso (Santana, 2017), ambas com foco no ensino e na autonomia. As ministrantes são bolsistas do CNPq, participantes do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital, da UFC.
Resultados esperados: 1) 6 produções de áudio postadas na web; 2) Noções básicas de Audacity; 3) Ajudar professores a pensar práticas pedagógicas que utilizem atividades que envolvam criação, produção e edição de áudio; 4) Promover uma integração entre professores e alunos, a partir da produção coletiva de conteúdo; 5) Esperamos também que este encontro seja, para além de instrutivo e produtivo, seja divertido!
Conhecimentos necessários para os participantes: Conhecimentos básicos de informática; saber manusear as opções de áudio do celular..
Importante: Cada participante DEVE levar microfone, fone de ouvido e celular.
Área de conhecimento dos participantes: Não tem área específica.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, Alunos do Ensino Técnico, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior.
Minicurso 7: O smartphone como instrumento pedagógico para a produção de fotografias em contextos educacionais (MC-101)
Proponente: Mirley Nádila Pimentel Rocha
Minicurrículo: Pedagoga e Mestre em Educação Brasileira (UFC) Atua em: Informática Educativa, Formação de Professores, Educação a Distância, Inclusão Digital, Mapeamento Cognitivo Bolsista de Extensão no País do CNPq – Nível B, coordenadora pedagógica do projeto CRID do Laboratório de Pesquisa Multimeios FACED/UFC
Demais Proponentes: Tayara Lima Alves – UFC; Matheus Alves Frota – UFC; Ana Beatriz Bezerra de Abreu Carneiro – IFCE.
Resumo: O smartphone como instrumento pedagógico para a produção de fotografias em contextos educacionais surge da premissa de trabalhar a sensibilização do olhar fotográfico, teoria e prática no uso de ferramentas fotográficas dentro da rotina educacional, visando incorporar propostas educacionais alternativas à prática docente como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem.
Resultados esperados para os participantes: Esperamos dos participantes o envolvimento com o minicurso trazendo discussões relevantes sobre o uso do smartphone como instrumento pedagógico para a produção de fotografias em contextos educacionais e a participação efetiva nas atividades propostas.
Conhecimentos necessários para os participantes: Conhecimentos sobre tecnologias, habilidades com uso de smartphones.
Desejável: Smartphone.
Área de conhecimento dos participantes: Educação, Mídias Digitais, Design.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Alunos do Ensino Médio, Alunos do Ensino Técnico, Alunos do Ensino Superior, Alunos da Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico (Médio ou Fundamental), Professores do Ensino Técnico e Superior.