Artigos aceitos

Segue a lista de artigos selecionados para o Ctrl+E 2017.

Artigos Completos

  • Adson Sarinho Gomes, Maria Aparecida Da Silva Barbosa and Ernani Martins Dos Santos. Análise de problemas de estruturas multiplicativas em softwares (desktop) de ensino da matemática escolar: Um estudo exploratório
  • Amanda Maria Domingos de Oliveira, Ana Cláudia Nunes Silva, Clésia Jordania Nunes Da Costa and Dennys Leite Maia. Levantamento e Catalogação de Objetos de Aprendizagem para Matemática para Atualização de um Repositório
  • Anderson Silva and Clara Santos. Medida socioeducativa de privação de liberdade: uma análise do uso das tecnologias como ferramenta facilitadora da ressocialização do adolescente em conflito com a lei.
  • Bethina Döth. A Colorida e ameaçada Família de Psitacídeos Brasileiros: uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais
  • Bianca Araujo, Jackson Nascimento, Jaedis Caiçara and Ligia Almeira. Educommunication: The innovation of praxis through photographic expression
  • Bianca Cristiane Ferreira Santiago, Carlos Henrique Teixeira de Souza and Nickerson Fonseca Ferreira. Ambiente Virtual de Comunicação e Troca de Conhecimento
  • Carlinho Viana De Sousa, Osmar Quim, Cássia Regina Tomanin and Jéssica Josiane Wagner. Planejando o uso da Tecnologia por meio da Tecnologia: uma Experiência com Professores da Educação Básica
  • Cibelle Assis and Melquisedec Azevedo. A Geometria Dinâmica na identificação das propriedades do quadrado e do cubo: relato de uma intervenção com o software Geogebra
  • Cicero Mayke Arrais, Carmem Barreto Veloso, Ricardo Saraiva Da Rocha Junior and David Duarte. O uso de Role-Playing Games em Educação: uma busca pelo estado da arte nas publicações da SBC
  • Clara Santos. Contratação docente na EAD: habilidades e competências exigidas nas seleções para o exercício de funções docentes em Instituições Federais de Ensino Superior no Nordeste
  • Claviano N. De Sousa, Igor L. M Gomes, Janaine C. G. Ferreira, Rebecca O. Barbosa and Ligia B. C. Almeida. Mediação tecnológica na educação: o uso do Periscope como ferramenta na preparação para o vestibular
  • Cynthia Moreira Maia Maia, Jacimara Villar Forbeloni Forbeloni and Luara Ribeiro Viana Viana. A Inclusão Digital nas Escolas da Rede Pública no Município de Angicos-RN.
  • Diego Couto and Ádamo Santana. Mineracão de Dados Educacionais aplicada à identificação de variáveis associadas à Evasão e Retenção.
  • Eliete Braga, Arlindo Júnior, Viviane Lima and Cléber Oliveira. Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis
  • Eliete Braga, Arlindo Júnior, Viviane Lima and Cléber Oliveira. Simulações Virtuais: seu desempenho e suas contribuições no ensino e aprendizagem no conteúdo de Soluções.
  • Elvis Melo, Clésia Nunes and Dennys Maia. Recursos Educativos Digitais para Educação Matemática: Um Levantamento para Dispositivos Móveis
  • Gildene Lima de Souza Fernandes, Adele Guimarães Ubarana Santos, Gleidson Felipe Justino Da Silva and
  • Kleber Tavares Fernandes. Click! Uma experiência de uso das mídias digitais na busca e disseminação das aprendizagens
  • Heitor Felipe Silva and Ana Beatriz Gomes P. Carvalho. Ações educacionais em informática: Breve histórico da informatização da Educação Brasileira às ações em tecnologias educacionais na Rede de Escolas Municipais do Recife
  • Iago Silva, Alex Sant’Ana and Thiago Barbosa. As Possibilidades Educativas da Linguagem de Programação LOGO na Educação Escolar: um Estudo Sobre a Aplicação do Software Kturtle no Ensino da Matemática
  • Jeanne Da Silva Barbosa Bulcão, Edmilson Barbalho Campos Neto and Keila Cruz Moreira. Mapeamento sobre o Ensino de Algoritmo e Lógica Computacional nos Cursos de Licenciatura em Informática e Computação em Instituições de Ensino Superior no Brasil
  • Jesiel Padilha, Jackson Souza, Fabiano Fagundes and Madianita Marioti. CodeLive: Ambiente gamificado para o aprendizado de programação
  • João Paulo Da Silva and Taciana Pontual Falcao. Jogos Infantis e Pensamento Computacional: em Busca de um Conjunto de Diretrizes de Design
  • João Vitor S. Oliveira and Alexandre A. Barbosa. Investigando o uso de múltiplas soluções de referência para classsificar códigos usando algoritmos de similaridade
  • Julia Pinheiro, Claudimar Melo, Jaciely Diniz and Francisco Silva. Capacitação em Informática Básica para Entidades Rurais de Parelhas/RN: um Relato de Experiência
  • Luciana Gonçalves, Jossandro Cruz and Ana Giacomo. Avaliação de Aprendizagem após o Uso de Jogo Educativo para Educação Permanente em Enfermagem
  • Mailton Fernandes and Yuska Aguiar. Ensino do “for range” em Python com realidade aumentada através do Aurasma
  • Maíra Santos. Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias
  • Marcia Valeria de Souza and César França. Um Guia para Ideação de Jogos Educacionais com Potencial Motivacional para Engenharia de Software
  • Marciel Consani. A Narrativa como eixo articulador do Letramento Midiático e Comunicacional
  • Maria Aparecida Da Silva Barbosa, Adson Sarinho Gomes and Ernani Martins Dos Santos. Análise de Problemas de Estruturas Multiplicativas em Aplicativos Android para o Ensino da Matemática Escolar: Um Estudo Exploratório
  • Maria Auricélia Da Silva and José Aires De Castro Filho. Professores, laptops e trabalho colaborativo: perspectivas de formação
  • Maria José Negromonte-Oliveira and Taciana Falcão. Chroma Key: o simulacro de cenários…
  • Mariana Da Silva Neta and Adriana Carvalho Capuchinho. Educação híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado
  • Marilton M. Cerqueira, Douglas C. Cerqueira, Valeria S. Freitas and Roberto A. Bittencourt. Processo de Ensino-Aprendizagem Clínica em Odontologia numa Visão de Colaboração e Processos de Negócio
  • Mirley Nadila Pimentel Rocha, Ana Carmen de Souza Santana and Herminio Borges Neto. Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital
  • Nassara Gomes, Ana Verucia Dantas and Emerson Paiva. Contribuição do uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil.
  • Raimundo Neto and Rommel Lima. Sala de Aula Invertida: uma Revisão Sistemática da Literatura.
  • Roberto Lima Sales, Graziani França Claudino De Anicézio, Márcia Sepúlvida Do Vale and Thatiane De Oliveira Rosa. Tecnologia Wiki no Ensino Colaborativo de Idiomas e de Artes: Potencialidades de Utilização do Wikispaces no Contexto do Projeto Espanglish
  • Robson Eugênio, Liliane Carvalho, José Roberto Costa Junior and Carlos Monteiro. O uso do Software TinkerPlots na Interpretação de Gráficos
  • Romero Medeiros, Priscilla Silvestre, Adriana Higino, Rubens Karman and Juliana Celia. Superioris Generis – Trabalhando Preconceitos
  • Samuel Batista, Daniel Brito, Elvis Melo, Amanda Oliveira, Dennys Maia and Nelson Oliveira. Reconstrução de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática
  • Samuel Oliveira, Luciana De Lima and Robson Loureiro. Aprendizagem significativa aplicada ao ensino do audiovisual na formação de licenciandos
  • Wescley Sobrinho Gomes, Juliana De A. G. Saraiva, Yuska P. C. Aguiar and Carlos A. G. Almeida. Investigação sobre o Processo de Transferência de Conhecimento para Estagiários no Desenvolvimento de Software
  • Williby Da Silva Ferreira, Juliana Albuquerque Gonçalves Saraiva and Yuska P. C. Aguiar. Processo de Transferência de Conhecimento Aplicado em Empresas de Desenvolvimento de Software

Artigos Resumidos

  • Amelia Panet Barros, Isabel Medero Rocha and Giulia Fernanda Bezerra. Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações
  • Ana Carolina Costa de Oliveira, Maria Das Graças Amorim Castro, Jamylle R. Ouverney-King and Lucas Ferreira Dos Santos. Development the Super-H´ıfen: processes and perceptions
  • Carlos Silva, Fábio Oliveira and Letícia Enz. A Matemática na Aprendizagem de Robótica e Programação
    Ceres Germanna Braga Morais and Thiago Jobson Barbalho. Proposta de um sistema multiagente para o ensino de Programação com Mastery Learning
  • Elizeu Sandro Da Silva, Alyson Ricaro A. Barbosa, Arlan Medeiros, Joemia Leilane G. M. Martins, Welliana B. Ramalho and Andrezza Cristina S. B. Souza. Desenvolvimento de Software para Auxiliar na Comunicação de Crianças Autistas do RN
  • Eltoni A. Guimarães, Lucas M. Lira, Willamys Rangel N. de Sousa, Paul Symon Ribeiro Rocha and Beth B. Barbosa. Ambiente computacional desenvolvido para apoiar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Emanuel Oliveira, Itamar Moraes, Iverson Pereira, Sidney C. Nogueira and Taciana Pontual Falcão. Ambiente para Avaliação Automática de Robôs Virtuais: uma Forma de Apoio à Aprendizagem de Robótica
  • Everton Barros. O ensino da robótica educacional por meio do e-waste: uma proposta de baixo custo e reuso de materiais eletrônicos
  • Josiane S. C. Matos and Fernando B. Matos. O uso da Gamificação no projeto “Português Divertido”. Uma proposta de interdisciplinaridade
  • Liviany Rodrigues, Thereza Padilha, Silvana Serafim and Jamile Felismina. Avaliação de Softwares Educativos Voltados para Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito: um estudo de caso
  • Luciana Mariano, Rayane Medeiros, Eugênio Freire and Isabel Nunes. Inclusão Digital para Idosos, avaliação e proposta de melhorias em um caso no Nordeste Brasileiro
  • Manoel Neto, Davis Oliveira, Daniel Scherer, Thiciany Iwano and Joselma Santos. Protótipo De Robótica Educacional De Baixo Custo Utilizado Como Ferramenta Ao Ensino Da Matemática
  • Matheus B. Oliveira, Gilmar B. Freitas, Sergio Alves and Jarbele C. S. Coutinho. Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da Computação Desplugada: um relato de experiência
  • Nilson C. Oliveira, Havana D. Alves and Jobson Raphael Da Silva Ferreira. M-Learning: Proposta de um Ambiente Educacional de Publicação de Objetos de Aprendizagem baseado no uso das Notificações dos Dispositivos Móveis
  • Patricia Tozzi. A sala de aula on-line: o ambiente virtual de aprendizagem e a cultura docente
  • Rivanildo Santos, Raul Genuino, Robson Lima, Jailma Silva, Igor Dantas, Flávia Souza and Renata Figueiredo. Proposta de oficina para ensino de programação utilizando a plataforma Arduino
  • Roberto Oliveira Batista Júnior. Ensino híbrido e a regulamentação nos cursos superiores
  • Rosemary Borges, Carla Monteiro and Rommel Lima. Modelo de um Sistema Multiagente para recomendação de atividades de programação na plataforma Moodle
  • Soraya Medeiros, Adrianne Andrade and Inácio Medeiros. Ensino de algoritmos com Poesia Compilada: experiências em turmas iniciais no Bacharelado em Sistemas de Informação
  • Thales Pessoa De Souza Silva and Claudilene Gomes Da Costa. O software Geogebra como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo de funções
  • Wesley Simão Bezerra and Ernandes Candeia Júnior. Guia para Percepção de Intervalos Musicais: uma Ferramenta Tecnológica como Auxílio no Desenvolvimento da Percepção Auditiva

Mostra de Software e Objeto de Aprendizagem

  • César Silva, Ricardo Tibúrcio, Franck Bellemain and Verônica Gitirana. Function Studium: um software para o desenvolvimento do raciocínio covariacional
  • David Duarte, Ana Duarte and Igor Silva. Q-Memória: um jogo da memória digital para o estudo de química no ensino médio
  • Fabiana B. Carelli, Danilo F. Mendonça and Julio César B. Bomfim. A plataforma educacional e-Scola: conceito, estrutura e fundamentos pedagógicos
  • Guilherme Esmeraldo and Edson Lisboa. CompSim: Um Ambiente para o Ensino Integrado de Arquitetura e Organização de Computadores
  • Igor Mendes de Souza and Thereza Patrícia Pereira Padilha. LogicPlay: uma ferramenta para despertar o raciocínio lógico em crianças
  • Jonathan B. O. Silva, Francisca Leisia M. Nascimento and Leonardo Lucena. Inspetor Online
  • Priscilla B. Mendes, Rodrigo C. Lins, Josiane Lemos Machiavelli, Cristine M. G. de Gusmão, Patrícia C. de A. R. Tedesco and Tatyane S. C. Da Silva. Octopus: um novo plug-in de fórum para ambientes virtuais de aprendizagem Moodle
  • Raquel Cavalcante. “Edu no Planeta das Galinhas”: processo de construção de game sobre educação financeira para crianças
  • Ricardo Urbano, Shelcia R. Rosso, Muriel De Fátima Bernhardt and Cristiano A. Salomão. ABAcadabra: Protótipo de Aplicativo para Auxílio no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças Autistas