Palestras e Mesas Redondas

Palestra 1: Leveraging games for learning: the right tool for the job? (Jogos e aprendizagem: a ferramenta correta para o trabalho?)
18/05/17 (quinta) – 16h – Auditório (Baixe aqui os slides)

Observação importante: Para terem acesso à tradução simultânea, os participantes devem levar Smartphone e fones de ouvido.

Craig Anderson Craig G. Anderson é um líder de pesquisas  da University of Wisconsin–Madison – Estados Unidos, e atua na área de Jogos Digitais na Educação, gerenciando importantes projetos do Games Learning and Society Center (GLS). O grupo de pesquisa de que faz parte desenvolveu ao longo da última década dezenas de jogos visando promover o engajamento de crianças e jovens com áreas, como: biologia, ativismo cívico, programação e alfabetização, dentre outras. É um dos grupos de pesquisa mais reconhecidos e prestigiados do mundo, tendo desenvolvido estudos de vanguarda que foram financiados por respeitáveis órgãos de fomento, como o NSF (National Science Foundation).
Palestra 2: Desafios da Educação na Era Digital: Experiências, Metas e Planos
20/05/17 (sábado) – 10h50 – Auditório (Baixe os slides aqui)
rita_wu Rita Wu. Designer e artista, trabalha com tecnologias digitais desde 2008. Entusiasta de tudo que envolve os seres vivos, atualmente trabalha com biologia sintética e biohacking. Interdisciplinar por natureza e indisciplinar por opção, já teve trabalhos apresentados em várias cidades do Brasil, em Berlim, Bruxelas e Linz.  É membro-fundadora do Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital) com sede na FAU-USP. Em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia, investigando a expansão que a tecnologia pode trazer para nossa percepção espacial através de interfaces vestíveis. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na USP, lecionou no curso de Moda do SENAC e ministra oficinas de eletrônica e programação. É criadora do Technoporn.org, uma plataforma de pesquisa e proposição que visa o empoderamento através da ampliação da sexualidade pelo uso de tecnologias digitais e biológicas e também desenvolve plataformas online para educação, voltadas ao Ensino Fundamental e Médio. Já recebeu prêmios por projetos, artísticos e acadêmicos, apresentando-os recentemente no MIT (iGEM – 2014 e 2016) e Universidade de Harvard (Biomod – 2015).

Mesa Redonda 1: Tecnologia Assistiva: Como Efetivar a Inclusão em Ambientes Educacionais (Joana Belarmino, Manuella Aschoff e Christiane Cabral)
19/05/17 (sexta) – 10h50 – Auditório

fotoJoana Joana Belarmino de Sousa: Professora associada dos cursos de Jornalismo da UFPB. Jornalista, mestre em ciências sociais, doutora em comunicação e semiótica. Desenvolve pesquisas em acessibilidade, cidadania e jornalismo, lidera o grupo do CNPQ intitulado Estudos em Jornalismo, Mídia Acessibilidade e Cidadania, GJAC. Possui várias publicações na área da comunicação, jornalismo e acessibilidade. www.barradosnobraille.net
fotoCristiane Christiane de Melo Cabral: Sócia-Fundadora da t-access (Testes e Acessibilidade de Software), onde atua como Analista de Acessibilidade de Sites e Conteúdos, Formação de Professores na Rede de Educação Pública e Privada e também com Projetos e treinamento para designers, desenvolvedores e pessoas com deficiência, bem como criação e elaboração de conteúdo acessível. Autora do Caderno Tecnologias Assistivas e Inclusão para o Governo do Estado de Pernambuco. Mestranda em Acessibilidade Educacional – Universidade Americana – Asunción – Py. Especialista em Informática Educacional e a Distância – FAFIRE.  Graduada em Ciência da Computação – UNICAP.
manuella Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima: Técnica em Tecnologia da Informação do Centro de Informática da UFPB e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAViD). Professora de Libras da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Atualmente gerencia o projeto VLibras, responsável por gerar automaticamente trilhas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para TV Digital, Web e Cinema nos sites do Governo Federal. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: tradução automática para LIBRAS e outras Línguas de Sinais estrangeiras, ensino da Libras para surdos e ouvintes, entre outros.

 

 Mesa Redonda 2: Formação Docente no Contexto da Cibercultura  (Edméa Oliveira dos Santos, Cláudia Roberta de Araújo Gomes e Fátima Franco )
19/05/17 (sexta) – 16h – Auditório

edmeaFoto Edméa Oliveira dos Santos: Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED – Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa: Cotidianos, redes educativas e processos culturais. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do GT 16 “Educação e Comunicação” da ANPED e da ABCIBER – Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. www.docenciaonline.pro.br

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claudiaRoberta Cláudia Roberta de Araújo Gomes: Psicóloga, com mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Psicologia e Orientação Profissional. Atua no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE). É pesquisadora-fundadora do LAPPEM (Laboratório de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática) da UFRPE. Atua como pesquisadora colaboradora dos seguintes grupos de pesquisa vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: CCTE (Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional – UFPE); Fenômenos Didáticos da Classe de Matemática – UFPE; e NUPPEM (Núcleo de Pesquisas em Psicologia da Educação Matemática – UFPE). Atua na formação de professores dos anos iniciais e das diversas licenciaturas, na formação de educadores, alfabetização, psicopedagogia e psicologia educacional, notadamente na reflexão acerca da construção do conhecimento matemático pelas crianças e no trabalho do professor que ensina matemática. Nesse âmbito, desenvolve pesquisas que interrelacionam cognição, afetividade, subjetividade, fenômenos didáticos, tecnologia educacional e educação matemática.

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dennys2 Dennys Leite Maia: Pedagogo, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Mestre em Educação e Doutor em Educação Brasileira. É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), atuante no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), na ênfase Informática Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE). É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, onde coordena o Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas educativas com tecnologias digitais; Formação Docente; Educação Matemática; Desenvolvimento de recursos educativos digitais e Cultura Livre.

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