A mostra de software e objetos de aprendizagem é uma categoria que permite a submissão de relatos sobre objetos de aprendizagem e softwares voltados para a educação. Essa mostra tem por objetivo compartilhar ideias e experiências sobre o que tem sido desenvolvido para apoiar processos de ensino e aprendizagem. Esta é uma boa oportunidade para que aqueles envolvidos na educação demonstrem sua contribuição prática para a área, favorecendo o diálogo com diversas instituições de ensino, empreendedores e educadores.
Submissões
As submissões para a mostra de software e objetos de aprendizagem devem estar escritas em Português, Inglês ou Espanhol, com um resumo em Português e outro resumo em língua estrangeira: Inglês ou Espanhol. Elas devem ser anônimas e conter entre cinco e sete páginas (incluindo figuras, tabelas, bibliografia e anexos) no modelo para publicação de artigos da SBC (DOC, ODT, PDF). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema Easy Chair (https://easychair.org/conferences/?conf=ctrle2017). As versões finais de submissões para mostra de software e objetos de aprendizagem devem ser enviadas em formatos DOC, DOCX ou ODT.
É desejável que as submissões desta categoriam contenham os seguintes itens: justificativa pedagógica; disciplinas ou contexto em que o software pode ser utilizado; público alvo; processo de desenvolvimento adotado; tecnologias (linguagens, frameworks, etc.) utilizadas no desenvolvimento; apresentação do software (captura de telas) ilustrando potenciais usos em processos de ensino-aprendizagem; resultados ou impactos esperados do seu uso sobre a educação.
IMPORTANTE: As submissões para mostra de software e objetos de aprendizagem devem conter um link para um vídeo de demonstração no Youtube (ou serviço on-line similar). Todas as submissões que não indicarem um vídeo de demonstração serão desconsideradas.
Revisão
Cada submissão será revisada por pelo menos dois membros do comitê de programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre os pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação.
Apresentação
Pelo menos um dos autores deve obrigatoriamente inscrever-se no congresso para apresentação do trabalho aprovado. Os softwares e objetos de aprendizagem serão apresentados em uma seção interativa de demonstração para os participantes do evento para compartilhar ideias, experiências e iniciar futuras parcerias. A organização do evento buscará oferecer a infraestrutura necessária aos autores para apresentarem seus softwares e objetos de aprendizagem (internet, computadores, etc.).
Sobre a preparação para a mostra:
- A realização da Mostra de Software será no dia 20/05/2017 (sábado) das 9h às 10h40. O local estará indicado na programação do evento do site e no material impresso que receberá no evento.
- Recomendamos que chegue, pelo menos, 15 minutos antes do horário previsto para o início da sessão, ou seja, às 8h45;
- Após sua chegada, identifique-se junto à organização do evento para ser direcionado à mesa destinada para a exibição do seu software ou objeto de aprendizagem;
- É de sua responsabilidade levar o equipamento (notebook/tablet/celular) necessário para apresentação do seu software ou objeto de aprendizagem. Recomendamos trazer adaptadores de tomadas e extensão para seus equipamentos.
Sobre as premiações de melhor software ou objeto de aprendizagem:
- Os trabalhos estão concorrendo à premiação de melhor software ou objeto de aprendizagem;
- Três avaliadores do comitê científico do Ctrl+E avaliarão o seu software ou objeto de aprendizagem;
- A apresentação para cada avaliador deve ser programada para durar entre 5 e 10 minutos;
- Apresente uma demonstração do uso do recurso, bem como o disponibilize para que os avaliadores e outros interessados o manipulem, quanto for o caso;
- Não se ausente do local da exposição durante toda a sessão;
- Após sua demonstração, lembre-se de se disponibilizar para responder perguntas e curiosidades dos avaliadores ou demais visitantes da mostra de software e OAs.
Publicação
Os trabalhos apresentados no Ctrl+E serão publicados em anais com ISSN.
Lista dos Artigos Aceitos
Confira a lista de artigos aceitos no link:
Coordenadora
Ana Liz Souto O. de Araújo (UFPB – Campus IV) – analiz@dcx.ufpb.br