Programação das Sessões Técnicas

Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-101

Horário Id Título Autor(es) Filiação
10:00 às 10:20 51 A Geometria Dinâmica na identificação das propriedades do quadrado e do cubo: relato de uma intervenção com o software Geogebra Cibelle Assis e Melquisedec Azevedo UFPB
10:20 às 10:40 155 Análise de problemas de estruturas multiplicativas em softwares (desktop) de ensino da matemática escolar: Um estudo exploratório Adson Sarinho Gomes, Maria Aparecida da Silva Barbosa e Ernani Martins dos Santos Universidade de Pernambuco
10:40 às 11:00 160 Análise de Problemas de Estruturas Multiplicativas em Aplicativos Android para o Ensino da Matemática Escolar: Um Estudo Exploratório Maria Aparecida da Silva Barbosa, Adson Sarinho Gomes e Ernani Martins dos Santos Universidade de Pernambuco
11:00 às 11:20 119 Levantamento e Catalogação de Objetos de Aprendizagem para Matemática para Atualização de um Repositório Amanda Maria Domingos de Oliveira, Ana Cláudia Nunes Silva, Clésia Jordania Nunes Da Costa e Dennys Leite Maia UFRN
11:20 às 11:40 121 Reconstrução de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática Samuel Batista, Daniel Brito, Elvis Melo, Amanda Oliveira, Dennys Maia e Nelson Oliveira UFRN
11:40 às 12:00 88 O uso do Software TinkerPlots na Interpretação de Gráficos Robson Eugênio, Liliane Carvalho, José Roberto Costa Junior e Carlos Monteiro UFPE

Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-102

Horário id Título Autor(es) Filiação
10:00 às 10:20 152 O software Winplot como ferramenta de ensino aprendizagem no estudo de funções Thales Pessoa de Souza Silva, Hugo Santos da Silva e Claudilene Gomes da Costa UFPB
10:20 às 10:40 108 Medida socioeducativa de privação de liberdade: uma análise do uso das tecnologias como ferramenta facilitadora da ressocialização do adolescente em conflito com a lei Anderson Silva e Clara Santos UFPE
10:40 às 11:00 107 Contribuição do uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil Nassara Gomes, Ana Verucia Dantas e Emerson Paiva Universidade Estadual do Ceará, Creche Escola Espaço Inteligente e Universidade Paulista
11:00 às 11:20 151 Click! Uma experiência de uso das mídias digitais na busca e disseminação das aprendizagen Gildene Lima de Souza Fernandes, Gleidson Felipe Justino e Silva e Kleber Tavares Fernandes UFRN
11:20 às 11:40 19 Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis Eliete Braga, Arlindo Júnior, Viviane Lima e Cléber Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal do Triângulo

Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-103

Horário Id Título Autor(es) Filiação
10:00 às 10:20 122 Contratação docente na EAD: habilidades e competências exigidas nas seleções para o exercício de funções docentes em Instituições Federais de Ensino Superior no Nordeste Clara Santos UFPE
10:20 às 10:40 62 Educação híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado Mariana Da Silva Neta e Adriana Carvalho Capuchinho UFT / SEDUC-TO, Universidade Federal do Tocantins
10:40 às 11:00 105 Sala de Aula Invertida: uma Revisão Sistemática da Literatura. Raimundo Neto e Rommel Lima UERN

Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-101

Horário Id Título Autor(es) Filiação
14:00 às 14:20 79 TO Equal for Equal Trabalhando Preconceitos Romero Medeiros, Priscilla Silvestre, Adriana Higino, Rubens Karman e Juliana Celia Instituto Federal de Pernambuco IFPE – campus Paulista e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC – UFPE
14:20 às 14:40 101 Avaliação de Aprendizagem após o Uso de Jogo Educativo para Educação Permanente em Enfermagem Luciana Gonçalves, Jossandro Cruz e Ana Giacomo Universidade Federal do Paraná
14:40 às 15:00 37 O uso de Role-Playing Games em Educação: uma busca pelo estado da arte nas publicações da SBC Cicero Mayke Arrais, Carmem Barreto Veloso, Ricardo Saraiva da Rocha Junior e David Duarte IFCE

Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-102

Horário Id Título Autor(es) Filiação
14:00 às 14:20 55 Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias Maíra Santos UFPB
14:20 às 14:40 77 A Inclusão Digital nas Escolas da Rede Pública no Município de Angicos-RN. Cynthia Moreira Maia Maia, Jacimara Villar Forbeloni Forbeloni, Luara Ribeiro Viana Viana e Julio Cartier Maia Gomes UFERSA
14:40 às 15:00 157 A Narrativa como eixo articulador da Educação Midiática e Comunicacional: uma abordagem educomunicativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Maria P. de Aguiar (Campinas-SP/Brasil) Marciel Consani CCA-ECA/USP
15:00 às 15:20 39 Ações educacionais em informática: Breve histórico da informatização da Educação Brasileira às ações em tecnologias educacionais na Rede de Escolas Municipais do Recife Heitor Felipe Silva e Ana Beatriz Gomes P. Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-103

Horário Id Título Autor(es) Filiação
14:00 às 14:20 60 Inclusão Digital para Entidades Rurais de Parelhas/RN: um Relato de Experiência Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro, Claudimar Jeferson da Silva Melo, Jaciely
Mayara dos Santos Diniz, Amanda Helen de Souza Medeiros, Francisco Genivan
Silva
IFRN
14:20 às 14:40 114 Professores, laptops e trabalho colaborativo: perspectivas de formação Maria Auricélia Da Silva e Jose Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará
14:40 às 15:00 133 Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital Mirley Nadila Pimentel Rocha, Ana Carmen de Souza Santana e Herminio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
15:00 às 15:20 9 Planejando o uso da Tecnologia por meio da Tecnologia: uma Experiência com Professores da Educação Básica Carlinho Viana De Sousa, Osmar Quim, Cássia Regina Tomanin e Jéssica Josiane Wagner Universidade do Estado de Mato Grosso

Sexta 19/05/17 – Manhã – Sala MC-101

Horário id Título Autor(es) Filiação
9:00 às 9:20 131 Investigação sobre o Processo de Transferência de Conhecimento para Estagiários no Desenvolvimento de Software Wescley Sobrinho Gomes, Juliana De A. G. Saraiva, Yuska P. C. Aguiar e Carlos A. G. Almeida UFPB
9:20 às 9:40 118 Processo de Transferência de Conhecimento Aplicado em Empresas de Desenvolvimento de Software Williby Da Silva Ferreira, Juliana Albuquerque Gonçalves Saraiva e Yuska P. C. Aguiar UFPB
9:40 às 10:00 139 Um Guia para Ideação de Jogos Educacionais com Potencial Motivacional para Engenharia de Software Marcia Valeria de Souza e César França CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, UFRPE
10:00 às 10:20 45 Mineração de Dados Educacionais aplicada à identificação de variáveis associadas à Evasão e Retenção Diego Couto e Ádamo Santana Universidade Federal do Pará
10:20 às 10:40 80 Jogos Infantis e Pensamento Computacional: em Busca de um Conjunto de Diretrizes de Design João Paulo Da Silva e Taciana Pontual Falçao UFRPE

Sexta 19/05/17 – Manhã – Sala MC-102

Horário Id Título Autor(es) Filiação
9:00 às 9:20 26 Processo de Ensino-Aprendizagem Clínica em Odontologia numa Visão de Colaboração e Processos de Negócio Marilton M. Cerqueira, Douglas C. Cerqueira, Valeria S. Freitas e Roberto A. Bittencourt UEFS
9:20 às 9:40 90 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA AO ENSINO DO AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS Samuel Oliveira, Luciana de Lima e Robson Loureiro Universidade Federal do Ceará
9:40 às 10:00 69 Tecnologia Wiki no Ensino Colaborativo de Idiomas e de Artes: Potencialidades de Utilização do Wikispaces no Contexto do Projeto Espanglish Roberto Lima Sales, Graziani França Claudino De Anicézio, Márcia Sepúlvida Do Vale e Thatiane De Oliveira Rosa Instituto Federal do Tocantins – Campus Paraíso
10:00 às 10:20 148 Ambiente Virtual de Comunicação e Troca de Conhecimento Bianca Cristiane Ferreira Santiago, Carlos Henrique Teixeira de Souza e Nickerson Fonseca Ferreira UFRN, IFRN
10:20 às 10:40 149 Educomunicação: A inovação da práxis através da expressão fotográfica Bianca Araujo, Jackson Nascimento, Jaedis Caiçara e Ligia Almeida UFCG

Sábado 20/05/17 – Manhã – Sala MC-101

Horário Id Título Autor(es) Filiação
9:00 às 9:20 99 Chroma Key: o simulacro de cenários… Maria José Negromonte-Oliveira e Taciana Falcão Prefeitura do Recife/Secretaria de Educação, UFRPE
9:20 às 9:40 135 A Colorida e ameaçada Família de Psitacídeos Brasileiros: uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais Bethina Döth Colégio Municipal de Indaial
9:40 às 10:00 10 Mediação tecnológica na educação: o uso do Periscope como ferramenta na preparação para o vestibular Claviano N. De Sousa, Igor L. M Gomes, Janaine C. G. Ferreira, Rebecca O. Barbosa e Ligia B. C. Almeida Universidade Federal de Campina Grande
10:00 às 10:20 18 Simulações Virtuais: seu desempenho e suas contribuições no ensino e aprendizagem no conteúdo de Soluções Eliete Braga, Arlindo Júnior, Viviane Lima e Cléber Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
10:20 às 10:40 46 Recursos Educativos Digitais para Educação Matemática: Um Levantamento para Dispositivos Móveis Elvis Melo, Clésia Nunes e Dennys Maia UFRN

Sábado 20/05/17 – Manhã – Sala MC-102

Horário Id Título Autor(es) Filiação
9:00 às 9:20 142 Ensino da estrutura de repetição For em Python com realidade aumentada através do Aurasma Mailton Fernandes e Yuska Aguiar UFPB
9:20 às 9:40 97 Investigando o uso de múltiplas soluções de referência para classificar códigos usando algoritmos de similaridade João Vitor S. Oliveira e Alexandre A. Barbosa Universidade Federal de Alagoas – UFAL
9:40 às 10:00 109 Mapeamento sobre o Ensino de Algoritmo e Lógica Computacional nos Cursos de Licenciatura em Informática e Computação em Instituições de Ensino Superior no Brasil Jeanne Da Silva Barbosa Bulcão, Edmilson Barbalho Campos Neto e Keila Cruz Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
10:00 às 10:20 28 CodeLive: Ambiente gamificado para o aprendizado de programação Jesiel Padilha, Jackson Souza, Fabiano Fagundes e Madianita Marioti CEULP/ULBRA
10:20 às 10:40 4 As Possibilidades Educativas da Linguagem de Programação LOGO na Educação Escolar: um Estudo Sobre a Aplicação do Software K turtle no Ensino da Matemática Iago Silva, Alex Sant’Ana e Thiago Barbosa UFERSA

 

Instruções gerais para as apresentações dos artigos completos

1) Verifique com antecedência o dia, horário e local da sua apresentação;
2) No dia da apresentação, chegue no local da apresentação (sala especifica) 20 minutos antes do inicio da sessão.
—- 2.1) procure o responsável pela sessão técnica (chair de sessão) para se apresentar e assinar a lista de presença
—- 2.2) passe o seu arquivo de apresentação para o computador que estará conectado ao projetor
—- 2.3) para evitar problemas de formatação no momento da projeção, sugerimos que sua apresentação esteja em formato PDF
3) Cada apresentação tem duração de 15 minutos, seguida de 5 minutos para participação da plateia. Este tempo deve ser respeitado para que a programação não seja comprometida com atrasos
—- 3.1) quando faltar 5 minutos para o fim da apresentação, o chair da sessão deve indicar, assim como quando seu tempo for esgotado. Esteja atento
—- 3.2) se a participação da platéia estiver intensa, lembre-se de se disponibilizar para responder perguntas e curiosidades no momento do intervalo (coffe-break).

Todos os trabalhos apresentados estão concorrendo à premiação de artigo completo e a divulgação sera feira no encerramento do evento.