Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-101
Horário |
Id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
10:00 às 10:20 |
51 |
A Geometria Dinâmica na identificação das propriedades do quadrado e do cubo: relato de uma intervenção com o software Geogebra |
Cibelle Assis e Melquisedec Azevedo |
UFPB |
10:20 às 10:40 |
155 |
Análise de problemas de estruturas multiplicativas em softwares (desktop) de ensino da matemática escolar: Um estudo exploratório |
Adson Sarinho Gomes, Maria Aparecida da Silva Barbosa e Ernani Martins dos Santos |
Universidade de Pernambuco |
10:40 às 11:00 |
160 |
Análise de Problemas de Estruturas Multiplicativas em Aplicativos Android para o Ensino da Matemática Escolar: Um Estudo Exploratório |
Maria Aparecida da Silva Barbosa, Adson Sarinho Gomes e Ernani Martins dos Santos |
Universidade de Pernambuco |
11:00 às 11:20 |
119 |
Levantamento e Catalogação de Objetos de Aprendizagem para Matemática para Atualização de um Repositório |
Amanda Maria Domingos de Oliveira, Ana Cláudia Nunes Silva, Clésia Jordania Nunes Da Costa e Dennys Leite Maia |
UFRN |
11:20 às 11:40 |
121 |
Reconstrução de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática |
Samuel Batista, Daniel Brito, Elvis Melo, Amanda Oliveira, Dennys Maia e Nelson Oliveira |
UFRN |
11:40 às 12:00 |
88 |
O uso do Software TinkerPlots na Interpretação de Gráficos |
Robson Eugênio, Liliane Carvalho, José Roberto Costa Junior e Carlos Monteiro |
UFPE |
Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-102
Quinta 18/05/17 – Manhã – Sala MC-103
Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-101
Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-102
Quinta 18/05/17 – Tarde – Sala MC-103
Horário |
Id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
14:00 às 14:20 |
60 |
Inclusão Digital para Entidades Rurais de Parelhas/RN: um Relato de Experiência |
Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro, Claudimar Jeferson da Silva Melo, Jaciely
Mayara dos Santos Diniz, Amanda Helen de Souza Medeiros, Francisco Genivan
Silva |
IFRN |
14:20 às 14:40 |
114 |
Professores, laptops e trabalho colaborativo: perspectivas de formação |
Maria Auricélia Da Silva e Jose Aires de Castro Filho |
Universidade Federal do Ceará |
14:40 às 15:00 |
133 |
Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital |
Mirley Nadila Pimentel Rocha, Ana Carmen de Souza Santana e Herminio Borges Neto |
Universidade Federal do Ceará |
15:00 às 15:20 |
9 |
Planejando o uso da Tecnologia por meio da Tecnologia: uma Experiência com Professores da Educação Básica |
Carlinho Viana De Sousa, Osmar Quim, Cássia Regina Tomanin e Jéssica Josiane Wagner |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
Sexta 19/05/17 – Manhã – Sala MC-101
Horário |
id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
9:00 às 9:20 |
131 |
Investigação sobre o Processo de Transferência de Conhecimento para Estagiários no Desenvolvimento de Software |
Wescley Sobrinho Gomes, Juliana De A. G. Saraiva, Yuska P. C. Aguiar e Carlos A. G. Almeida |
UFPB |
9:20 às 9:40 |
118 |
Processo de Transferência de Conhecimento Aplicado em Empresas de Desenvolvimento de Software |
Williby Da Silva Ferreira, Juliana Albuquerque Gonçalves Saraiva e Yuska P. C. Aguiar |
UFPB |
9:40 às 10:00 |
139 |
Um Guia para Ideação de Jogos Educacionais com Potencial Motivacional para Engenharia de Software |
Marcia Valeria de Souza e César França |
CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, UFRPE |
10:00 às 10:20 |
45 |
Mineração de Dados Educacionais aplicada à identificação de variáveis associadas à Evasão e Retenção |
Diego Couto e Ádamo Santana |
Universidade Federal do Pará |
10:20 às 10:40 |
80 |
Jogos Infantis e Pensamento Computacional: em Busca de um Conjunto de Diretrizes de Design |
João Paulo Da Silva e Taciana Pontual Falçao |
UFRPE |
Sexta 19/05/17 – Manhã – Sala MC-102
Horário |
Id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
9:00 às 9:20 |
26 |
Processo de Ensino-Aprendizagem Clínica em Odontologia numa Visão de Colaboração e Processos de Negócio |
Marilton M. Cerqueira, Douglas C. Cerqueira, Valeria S. Freitas e Roberto A. Bittencourt |
UEFS |
9:20 às 9:40 |
90 |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA AO ENSINO DO AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS |
Samuel Oliveira, Luciana de Lima e Robson Loureiro |
Universidade Federal do Ceará |
9:40 às 10:00 |
69 |
Tecnologia Wiki no Ensino Colaborativo de Idiomas e de Artes: Potencialidades de Utilização do Wikispaces no Contexto do Projeto Espanglish |
Roberto Lima Sales, Graziani França Claudino De Anicézio, Márcia Sepúlvida Do Vale e Thatiane De Oliveira Rosa |
Instituto Federal do Tocantins – Campus Paraíso |
10:00 às 10:20 |
148 |
Ambiente Virtual de Comunicação e Troca de Conhecimento |
Bianca Cristiane Ferreira Santiago, Carlos Henrique Teixeira de Souza e Nickerson Fonseca Ferreira |
UFRN, IFRN |
10:20 às 10:40 |
149 |
Educomunicação: A inovação da práxis através da expressão fotográfica |
Bianca Araujo, Jackson Nascimento, Jaedis Caiçara e Ligia Almeida |
UFCG |
Sábado 20/05/17 – Manhã – Sala MC-101
Horário |
Id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
9:00 às 9:20 |
99 |
Chroma Key: o simulacro de cenários… |
Maria José Negromonte-Oliveira e Taciana Falcão |
Prefeitura do Recife/Secretaria de Educação, UFRPE |
9:20 às 9:40 |
135 |
A Colorida e ameaçada Família de Psitacídeos Brasileiros: uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais |
Bethina Döth |
Colégio Municipal de Indaial |
9:40 às 10:00 |
10 |
Mediação tecnológica na educação: o uso do Periscope como ferramenta na preparação para o vestibular |
Claviano N. De Sousa, Igor L. M Gomes, Janaine C. G. Ferreira, Rebecca O. Barbosa e Ligia B. C. Almeida |
Universidade Federal de Campina Grande |
10:00 às 10:20 |
18 |
Simulações Virtuais: seu desempenho e suas contribuições no ensino e aprendizagem no conteúdo de Soluções |
Eliete Braga, Arlindo Júnior, Viviane Lima e Cléber Oliveira |
Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
10:20 às 10:40 |
46 |
Recursos Educativos Digitais para Educação Matemática: Um Levantamento para Dispositivos Móveis |
Elvis Melo, Clésia Nunes e Dennys Maia |
UFRN |
Sábado 20/05/17 – Manhã – Sala MC-102
Horário |
Id |
Título |
Autor(es) |
Filiação |
9:00 às 9:20 |
142 |
Ensino da estrutura de repetição For em Python com realidade aumentada através do Aurasma |
Mailton Fernandes e Yuska Aguiar |
UFPB |
9:20 às 9:40 |
97 |
Investigando o uso de múltiplas soluções de referência para classificar códigos usando algoritmos de similaridade |
João Vitor S. Oliveira e Alexandre A. Barbosa |
Universidade Federal de Alagoas – UFAL |
9:40 às 10:00 |
109 |
Mapeamento sobre o Ensino de Algoritmo e Lógica Computacional nos Cursos de Licenciatura em Informática e Computação em Instituições de Ensino Superior no Brasil |
Jeanne Da Silva Barbosa Bulcão, Edmilson Barbalho Campos Neto e Keila Cruz Moreira |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
10:00 às 10:20 |
28 |
CodeLive: Ambiente gamificado para o aprendizado de programação |
Jesiel Padilha, Jackson Souza, Fabiano Fagundes e Madianita Marioti |
CEULP/ULBRA |
10:20 às 10:40 |
4 |
As Possibilidades Educativas da Linguagem de Programação LOGO na Educação Escolar: um Estudo Sobre a Aplicação do Software K turtle no Ensino da Matemática |
Iago Silva, Alex Sant’Ana e Thiago Barbosa |
UFERSA |
Instruções gerais para as apresentações dos artigos completos
1) Verifique com antecedência o dia, horário e local da sua apresentação;
2) No dia da apresentação, chegue no local da apresentação (sala especifica) 20 minutos antes do inicio da sessão.
—- 2.1) procure o responsável pela sessão técnica (chair de sessão) para se apresentar e assinar a lista de presença
—- 2.2) passe o seu arquivo de apresentação para o computador que estará conectado ao projetor
—- 2.3) para evitar problemas de formatação no momento da projeção, sugerimos que sua apresentação esteja em formato PDF
3) Cada apresentação tem duração de 15 minutos, seguida de 5 minutos para participação da plateia. Este tempo deve ser respeitado para que a programação não seja comprometida com atrasos
—- 3.1) quando faltar 5 minutos para o fim da apresentação, o chair da sessão deve indicar, assim como quando seu tempo for esgotado. Esteja atento
—- 3.2) se a participação da platéia estiver intensa, lembre-se de se disponibilizar para responder perguntas e curiosidades no momento do intervalo (coffe-break).
Todos os trabalhos apresentados estão concorrendo à premiação de artigo completo e a divulgação sera feira no encerramento do evento.